Fraco, PIB cresce apenas 0,4% no primeiro trimestre do ano

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,4% no primeiro trimestre do ano em relação ao último trimestre de 2017. Os dados foram divulgados pelo IBGE. Foi o quinto resultado positivo após oito quedas consecutivas nesta base de comparação.

O crescimento foi puxado basicamente pela agropecuária, que cresceu 1,4%, enquanto os setores de indústria e serviços ficaram praticamente estagnados: tiveram variação positiva de apenas 0,1%.

Em relação a igual período de 2017, o PIB cresceu 1,2% no primeiro trimestre. Foi o quarto resultado positivo consecutivo. Por essa base de comparação, a agropecuária registra queda de 2,6%, enquanto a indústria cresce 1,6% e o setor serviços, 1,5%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB cresceu 1,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Consumo das famílias

No primeiro trimestre de 2018, o consumo das famílias cresceu 2,8%, o quarto trimestre seguido de avanço na comparação com o mesmo trimestre de 2017. Segundo o IBGE, essa alta reflete a ampliação do crédito para a pessoa física combinada com a redução das taxas de inflação e de juros.

Por outro lado, a despesa de consumo do governo recuou 0,4% em relação ao último trimestre de 2017.

A taxa de investimento chegou a 16% do PIB, acima do observado no mesmo período de 2017 (15,5%).

Em valores correntes, o PIB totalizou 1,6 trilhão de reais, sendo 1,4 trilhão de reais de Valor Adicionado (VA) e 240,5 bilhões de reais aos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios.

fonte: exame

Deixe uma resposta