3 filmes que o varejo me ensinou

Olá amigos do varejo , aqui é Ederson Varejo em mais um bate papo do varejo!

Há pouco tempo atrás, coloquei em debate nas redes sociais quais filmes mais marcaram a sua trajetória no varejo. Dessa lista, com centenas de pessoas, escolhi os 3 filmes mais citados, baseados em histórias reais.

Nossa equipe assistiu e vou realizar alguns comentários (sem muito spoiler) para incentivar você a vê-los…

Afinal o varejo precisa falar sobre isso!

Escute o áudio>>> https://www.youtube.com/watch?v=UlI8P_4Rll4

Pois é amigos do varejo, grandes empreendedores aprenderam modelando os cases de sucesso no mundo. E hoje aqui eu quero compartilhar com vocês esta lista dos filmes que marcaram trajetórias destes profissionais.

E o primeiro filme que quero começar é o  “Fome de poder”.

Neste filme, os irmãos Mc Donald’s tinham um negócio inovador, mas não estavam dispostos a expandir. Quem veio com o plano foi Ray Kroc que insistia em levar o negócio para todo o território dos EUA. O filme tras consigo um mix de exemplos e anti-exemplos. Mesmo trazendo um crescimento gigantesco, Kroc se transforma no pior sócio que os irmãos Mc Donalds poderiam encontrar.

Por que assistir?

“Negócios são como guerra. É cachorro comendo cachorro, rato comendo rato.”Depois deste filme, eu tenho certeza que você ficará atento ao negociar com qualquer pessoa. Principalmente, se essa negociação for sobre a venda da sua empresa.

O segundo filme mais citado pelos varejista foi À procura da Felicidade

Se você está precisando assistir algo motivador para empreender, esta é a história que realmente mexe com a gente. Então prepare a caixa de lenços para acompanhar os desafios que Chris Gardner,  que enfrentou ao lado de seu filho pequeno na tentativa de melhorar de vida.

Por que assistir?

“Nunca deixe que lhe digam que você não pode fazer algo.” Esta é aquela história que faz você pensar “se esse cara conseguiu, eu consigo.” Sem dinheiro, sem casa, abandonado pela esposa, com um filho pequeno para criar. O emprego era promissor, mas exigia que ele não recebesse salário no início. É aí que Gardner mostra o poder da persistência e do trabalho duro.

 

O terceiro e ultimo filme mais citado foi Walt antes do Mickey

Difícil saber que a história do criador da Disney não foi toda de contos de fadas. Ele precisou de muita criatividade, força de vontade e ajuda dos amigos e da família para chegar lá. Além disso, precisou aprender a ser um empreendedor.

Por que assistir?

A frase que guia o filme é seu pai dizendo “Sempre termine o que você começar. E seja lá o que estiver fazendo, faça bem.”

Mesmo fazendo bem e dando o seu melhor, fracassar faz parte. Ele sabia que tinha talento e sua equipe era boa. Ainda assim, não ficou livre de quebrar a sua empresa mais de uma vez.

Talvez você já tenha assistido estes filmes e tenha conhecido quais os segredos compartilhado pelos filmes que menciono aqui, mas vale a pena ver de novo estes filmes com sua equipe e desenvolver a capacidade de perceber em detalhes as oportunidades disfarçadas no dia a dia do varejo

Bom, amigos do varejo, este é o nosso bate papo do varejo de hoje… Comente aqui qual desses filmes você já assistiu e marcou a sua trajetória profissional. Faço questão de ver, compartilhe com quem gosta do varejo!

Afinal, o varejo precisa de pessoas como você!!!

Ederson Varejo

Coach do Varejo

 

Deixe uma resposta