Tô nem ai! Mas todos deveriam saber

Preste atenção NISTO! A expressão “tô nem ai”, que faz parte de letra de música, é a maior verdade quando se trata de uma loja de supermercado.

Discursos de empresários do segmento varejistas com importantes expressões que não se refletem no comportamento de suas empresas, como por exemplo:

  • O cliente em primeiro lugar!
  • O cliente tem sempre razão!
  • O cliente é o maior patrimônio da empresa!

Compreendo que estas falas são fortes e tem sentido na corporação…só não são executadas na prática.

Por isso vou deixar aqui 5 (cinco) “toques” para fazer os clientes construírem uma imagem nova do varejo, promovendo o marketing mais barato que existe neste mundo: “A propaganda boca a boca!”:

Treine o treinador:

Capacite as pessoas que vão capacitar. Ensinar exige método a ser aplicado e os líderes precisam estar aptos a desempenhar essa tarefa. Invista em pessoas que desejam liderar.

Crie o cliente misterioso em sua loja:

Contrate um “cliente misterioso” que faça avaliação do seu atendimento. Elabore um questionário a ser respondido por este cliente após o atendimento. Use o cliente do seu banco de dados para fazer esta avaliação.

Defina como deve ser o atendimento :

Defina quais são as formas corretas de abordagem e comportamentos durante o atendimento,  como por exemplo falas importantes a serem proclamadas, posturas a serem exibidas e fechamentos de uma venda a serem comemoradas.

Reconheça seu cliente:

Estamos carentes de relacionamentos. Reconhecer o cliente não é chamar todos pelo nome e sim ter ações e comportamentos cordiais com o cliente dentro de sua loja, cumprimentando, ajudando nas compras, disponibilizando sempre e agradecendo maneira sincera.

Treine sua equipe de regular e contínua

Segundo o Bernardinho no seu livro “Transformando Suor Em Ouro”, a palavra treinamento significa REPETIÇÃO. A perfeição só pode ser alcançada caso você repita incansavelmente o mesmo processo inúmeras vezes. Assim também se estabelece uma cultura na empresa.

As formas de comercialização de mercadorias vão ser diferentes durante e após a pandemia do COVID-19 mas as necessidades humanas de relacionarem e se ajudarem mutuamente vão ganhar cada vez mais destaques. Pensar em pessoas é a recomendação mais antiga feita a humanidade.

 

Por isso é necessário que passemos a GOSTAR DE GENTE!

Alex Nunes

31 98892-1461

Deixe uma resposta