Marketing de Indicação: O que é e Porque funciona?

Sua empresa está sempre buscando novos meios de atrair mais clientes e aumentar as vendas, seja por anúncios, promoções ou campanhas? Sabia que pode usar o Marketing de Indicação?

O marketing de indicação (também conhecido como marketing boca a boca) é exatamente o que parece: o processo de uma pessoa indicar a sua empresa e a pessoa que recebeu a indicação realizar a compra do seu produto ou serviço devido a essa recomendação.

É uma tática poderosa, pois utiliza apenas seus clientes e leads atuais para gerar novas vendas de forma crescente, sem precisar investir em mais tráfego, sem oferecer descontos e sem precisar de afiliados.

O marketing de indicação funciona porque os consumidores confiam mais nas opiniões de “pessoas reais” do que na publicidade tradicional. A indicação pode vir de amigos, familiares, de influenciadores e até mesmo de avaliações online (o TripAdvisor é um bom exemplo). Novamente, as pessoas confiam mais em “críticas reais” do que na publicidade tradicional.

Veja abaixo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest:

De acordo com a pesquisa, amigos e parentes são a maior fonte de influência para a descoberta e decisão de compra. Esta pesquisa mostrou o poder da indicação.

 

Um estudo recente da Nielsen (empresa global de medição e análise de dados) mostra que indicação é a forma mais confiável de publicidade:

  • 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda;
  • 83% dos consumidores querem indicar o seu negócio, mas na prática somente 29% realizam a indicação;
  • As pessoas têm 4 vezes mais chances de comprar um produto ou serviço quando ele é indicado por um amigo ou por alguém do seu círculo de relacionamento.

Vivemos uma era de influência onde nós consumidores nos tornamos altamente influenciados pelas opiniões dos outros. E confiamos mais nas opiniões de nossos amigos, familiares do que em uma propaganda de uma marca.

A prova disso é que os maiores negócios da atualidade como Airbnb, Uber, Dropbox, Rappi, Nubank não só utilizam o marketing por indicação, como também transformaram esse canal na estratégia central de crescimento.

Certamente você já vendeu por indicação de um cliente seu, mesmo que não saiba. Mas faz alguma coisa para incentivar seus clientes a indicarem o seu negócio?

É importante adaptar o seu negócio para este novo cenário e ter um Programa de Indicação estruturado é uma excelente estratégia para aquisição de novos clientes e gerar mais vendas.

 

 

Texto elaborado por:⠀

Alessandra Tonholo

Co-fundadora da Pulse B. (pulseb.com), uma plataforma para empresas desenvolverem seu programa de indicação e impulsionarem suas vendas.

Deixe uma resposta