Como a tecnologia e o consumo consciente mudam o mercado varejista

O varejo segue se transformando em busca da tecnologia e consumo consciente de acordo com avaliação da WGSN, empresa de análise e previsões de tendências.

A partir dessa análise, foram identificados alguns movimentos de mercado que podem ditar o futuro do varejo e o comportamento dos consumidores.

  • Mudanças políticas:

Agora é natural que as mudanças políticas influenciem nas compras. É importante o conhecimento sobre onde e como os produtos são feitos. Por isso, as marcas precisam ter um posicionamento alinhado com os interesses de seus consumidores.

  • Inteligência emocional:

A inteligência emocional tem ganhado destaque e dando importância às relações que as marcas devem manter com seus clientes. Um bom exemplo são plataformas que identificam o humor do usuário a partir do tom de voz para que possam melhor atendê-lo.

  • Sustentabilidade

Atualmente os consumidores têm buscado experiências de consumo mais ecológicas e, por esse motivo, é uma necessidade das lojas que busquem a redução de sobras, menos uso de plástico, fontes de energias renováveis, entre outros.

Além disso, é um ponto importante para os clientes a conscientização sobre o ciclo de vida dos produtos que compram. O mercado de manutenção e revenda tem ganhado forças pela necessidade que as pessoas têm visto de prolongar a vida útil dos produtos.

Experiência integrada entre humanos e tecnologia, comando de voz, significação de compra e venda de experiências como produtos são outros exemplos que podem ser citados de tendências que têm impulsionado o mercado varejista desde 2017.

Visite nossa loja:

Ebook: Estratégia de Vencedores – Evarejo

Deixe uma resposta