05 atitudes que diferenciam o gerente exemplar do chefe medíocre

Uma loja com boa gestão se torna essencial para assegurar o crescimento e o sucesso de qualquer empresa varejista a nível nacional.

E neste sentido, é necessario compreender que gerir sua loja exige bem mais do que apenas conhecimento técnico no piso de loja e visão estratégica do mercado em que atuamos: é necessário contar também com práticas relacionadas ao ser humano como atração e retenção de talentos, satisfação e o engajamento dos profissionais envolvidos. Assim, é possível perceber a importância do papel do gerente de loja para uma administração com foco em resultados e pessoas.

 

Porém, dentro de varias lojas existem tradicionalmente dois perfis de gerentes: os líderes e os chefes. Vários aspectos particularizam o comportamento e as ações destes dois profissionais. Listo abaixo  as 5 principais características que diferenciam este bom gerente do chefe medíocre.

 

 

1 – Respeitar as diferenças e valorizar as competências

O chefe prefere uma equipe homogênea e obediente, pois acredita que, assim, não há conflitos internos. O gerente exemplar respeita as diferenças entre seus profissionais, valoriza as competências e os talentos, apoiando o conceito de complementariedade.

2 – Gerir a loja pelo exemplo

O exemplo ainda é a melhor maneira de liderar uma equipe de loja. Assim, gerentes de loja são justos, éticos, empenhados e engajados aos objetivos da empresa. Deste modo, conquistam respeito e credibilidade, incentivando seus colaboradores a adotarem uma postura semelhante. Os chefes, ao contrário, não demonstram a mesma motivação e comprometimento, exatamente pela falta de identificação com a organização.

3 – Demonstrar versatilidade e flexibilidade

O chefe é resistente a mudanças e novidades, pois os desafios o tiram da tradicional zona de conforto. O bom gerente de loja é versátil e flexível, entende as necessidades do mercado e procura oportunidades para todos os negócios.

 

4 – Desenvolve sempre a inteligência emocional

Enquanto os chefes costumam ser explosivos e imaturos, os gerentes exemplares aprendem a lidar com suas próprias emoções e também com as de seus liderados. Não se deixam abalar pelas pressões e conflitos cotidianos, sabem gerenciar prazos, urgências, expectativas e falhas sem provocar estresse e tensões desnecessárias.

5 – Adotar uma atitude positiva para um ambiente de trabalho produtivo

Os chefes medíocres costumam ser pessimistas e negativistas, por conta, muitas vezes, de uma grande insegurança profissional. Esse comportamento impacta diretamente na qualidade do clima organizacional. Já os gerentes de loja que são exemplares adotam uma atitude positiva, demonstrando otimismo, entusiasmo, criatividade, empenho e gentileza. Essa postura favorece muito o ambiente de trabalho, pois transmite confiança, possibilitando também o aumento da produtividade das equipes.

Se quiser saber mais sobre liderança e como ser um gerente de loja nos dias de hoje, venha participar nosso curso sobre de formação de ROTINAS do gerente de loja

 

Ou compartilhe com quem gosta do varejo e com seu amigo do varejo

 

Ederson Varejo

ederson@evarejo.com

Deixe uma resposta