06 práticas que matam suas vendas

É comum estarmos em constante preocupação em relação ao que devemos fazer para que o nosso negócio, independente do seguimento e porte, tenha cada vez mais sucesso. Pelo menos esta deveria ser a realidade.

No entanto, e não menos importante, é comum que seja deixado de lado às análises em relação ao que não devemos fazer. E é justamente sob esta ótica que irei relatar, sobre os principais erros que literalmente matam as suas vendas, e em decorrência disso, impactam diretamente sobre a lucratividade do seu negócio.

 

1) Falta de preparo para enfrentar as objeções

São (e sempre serão) muitas as objeções, e sua equipe de venda precisa estar extremamente preparada para vencê-las, pois, simplesmente aceitar o “não” do cliente, é automaticamente aceitar o seu fracasso como empreendedor, gestor ou vendedor.

Estar com o time de vendas bem treinado e pronto para vencer as mais variadas objeções possíveis, é um dos principais diferenciais para vencer este, que considero ser um dos principais matadores de vendas.

2) Falta de controle de estoque

Como vender algo que não tem para ser vendido?

Uma boa gestão de estoques é a única forma de anular este problema, e ainda possibilitar que a empresa lucre mais, pois, a partir do momento que se tem algumas informações, como por exemplo, o giro de estoque, é possível aperfeiçoá-lo de modo a minimizar a compra de itens que possuem poucas vendas, não havendo depreciação de produtos e aumento do custo de estocagem, bem como manter níveis necessários de produtos com alto volume de saída, deixando de perder vendas por falta de itens.

3) Negligenciar a venda adicional

Colocar em prática a estratégia da venda adicional pode realmente aumentar os resultados financeiros de uma empresa. No entanto, é imprescindível que a equipe de vendas conheça de maneira ampla os produtos que vendem, para que de modo assertivo, ofereça itens que complementem cada produto vendido.

4) Deixar de lado o pós venda

O erro de muitas empresas é pensar que só é necessário dar atenção ao cliente quando ele estiver presente. É preciso eliminar para sempre a ideia de que o cliente é rei apenas quando está dentro de sua empresa comprando, e passar a dar atenção, principalmente nos momentos em que ele mais precisar, como quando estiver com alguma dúvida sobre o produto ou reclamação, por exemplo. Pois desta forma, a empresa também estará perdendo vendas: As próximas!

5) Não dar atenção ao cliente

Quando existe atenção e observação, pode ocorrer a percepção de que o cliente está olhando demais para um determinado produto, ou estar procurando pelo seu preço, por exemplo, permitindo que o vendedor entre na venda, tornando possível dar sequencia ao processo de venda.

Outro grande erro devido à falta de atenção ocorre durante o processo de sondagem (análise das necessidades do cliente), onde o cliente dá sinais, ou até mesmo pede por determinados produtos, e o vendedor oferece opções diferentes das solicitadas. É como você chegar a uma loja e pedir uma camisa branca e o vendedor lhe trouxer uma na cor roxa. Evidentemente você não comprará!

6) Mau atendimento

O resultado de um mau atendimento pode ser devastador, pois, além de possivelmente ocorrer à perda do referido cliente, poderá afetar a reputação de toda a empresa, levando em consideração a premissa de que as pessoas tendem a compartilhar suas experiências ruins em seus círculos de relacionamentos, 10 vezes mais do que em relação às boas.

A satisfação está diretamente ligada ao sucesso do negócio, pois ela age tanto de maneira intrapessoal (os sentimentos proporcionados pela satisfação do seu cliente), quanto de maneira interpessoal (os sentimentos gerados em outras pessoas a partir dos proporcionados para o seu cliente), gerando um efeito dominó reverso.

E em seu negócio, que tipo de efeito dominó você prefere?

 

 

FONTE de: http://www.varejista.com.br/artigos/vendas/1748/6-praticas-que-matam-suas-vendas

Deixe uma resposta