Supermercado promove cursos gratuitos para comunidade complementar renda familiar

Como forma de contribuir com a comunidade onde atua com unidades de distribuição, a Coop – Cooperativa de Consumo (rede de supermercados) promove desde 2001 cursos gratuitos que permitem aos participantes transformarem esses conhecimentos em fonte ou complementação da renda familiar.

A maior parte dos cursos é focada em artesanato e culinária e somente em 2016, foram disponibilizadas 1.416 horas de cursos e palestras que totalizaram 16.369 participações. Em 15 anos, este programa que leva o nome de Ciclo de Palestras e trata-se de uma iniciativa pioneira no mercado varejista, já ministrou 16.526 palestras com 140.818 participações.

A Coop segue os princípios cooperativistas e os coloca em prática. “Este programa, além de exercitar o 5º princípio cooperativista – Educação, Treinamento e Informação – proporcionando aos cooperados novas experiências e aprendizados, também cumpre o 7º princípio de Interesse pela Comunidade uma vez que oferece, a quem participa, a oportunidade de desenvolver novas habilidades, o que consequentemente pode complementar a renda familiar”, explica Luciana Benteo, responsável pelo núcleo socioambiental da Coop.

A Coop tem hoje 1,7 milhão de cooperados sendo 760 mil ativos, mais de 5,9 mil colaboradores diretos, 29 unidades de distribuição – 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí -, além de três postos de combustíveis e 11 drogarias de rua.

Deixe uma resposta